Foto: Marcelo Ribeiro, Caderno 7
O São Gabriel passa por dificuldades financeiras. O clube disputou a última Divisão de Acesso e ficou na 7ª colocação do Grupo B, não obtendo classificação para as quartas de final.
Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A competição acabou. Mas, ficaram contas a serem pagas, não só deste ano, mas causas trabalhistas de gestões anteriores e problemas que ocorrem em equipes do interior. Confira, a seguir, uma entrevista com o presidente do Tricolor Gabrielense, Max Lara.
Diário - O São Gabriel passa por problemas financeiros? Quais são?
Max Lara - Sim, o clube tem uma série de dívidas antigas que hoje batem a porta. Desde dívidas tributárias, fornecedores e prestadores de serviços, sem falar de ações trabalhistas que foram julgadas a revelia, sem defesa, pelo clube no passado. Esse ano, foram sete jogos em casa (Estádio Sílvio Faria Corrêa), e tivemos cinco rendas penhoradas por dívidas trabalhistas. Hoje, a prioridade é pagar os atletas e profissionais que fizeram a temporada de 2023.
Diário - Isso inclui salários pendentes de profissionais da Divisão de Acesso deste ano?
Max Lara - Sim, ainda temos uma boa parte do último salário e rescisão dos atletas desse ano para fazer o pagamento.
Diário - Qual a solução mais viável para o momento?
Max Lara - Estamos buscando recursos, mas a situação é delicada. Vamos realizar algumas ações para o mês de setembro, no qual o clube completa 10 anos de fundação. O nosso torcedor e a cidade irão ser determinantes para tirar o clube dessa situação. Eles precisam abraçar o São Gabriel.
Diário - Com os problemas atuais, há a possibilidade do clube encerrar as atividades profissionais ou não chegaria a tal ponto?
Max Lara - Existe. O montante da dívida não chega a ser algo sem condições de administrar, mas o que falta é apoio mesmo tanto de patrocinadores quanto dos torcedores ajudarem o ano todo. Temos uma das melhores médias de público da Divisão de Acesso, mas precisamos desse apoio o ano todo. Só a cidade e a torcida abraçando o clube podem tirar o São Gabriel dessa situação.
Diário - Quem quiser ajudar, como faz?
Max Lara - Hoje temos como principal canal de comunicação as redes sociais do clube. O Instagram é @ecsãogabriel e o Facebook @ecsãogabrieloficial.
Sugestão
O presidente Max Lara sugere que a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) reveja a fórmula da Divisão de Acesso, bem como altere ou amplie o número de times que tenham chances de disputar a Série A do Gauchão.
Na opinião do mandatário da equipe gabrielense, oportunizar que mais equipes estejam na elite do futebol estadual poderia ampliar a receita dos clubes do interior, algo que auxiliaria não só o São Gabriel, mas outras agremiações que estejam sofrendo com a falta de recursos.